15 dez Muito além do salto alto No dia da advogada, vamos fazer uma viagem no tempo para conhecer alguns nomes que marcaram a luta pelos direitos das mulheres na profissão.
Organizadas, persistentes, inteligentes, seguras e fortes. São vários os adjetivos para as mulheres em múltiplas profissões e na advocacia não é diferente.
Somos um país de advogadas. Atualmente inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil já são mais de 610.369 profissionais.
Mesmo sendo muitas, a mulher advogada ainda enfrenta vários desafios profissionais e hoje, 15 de dezembro, no dia em que comemoramos o “Dia da Advogada”, vamos relembrar a importante trajetória de algumas mulheres que fizeram história e que batalharam muito por seu espaço e pelas conquistas que temos e que ainda buscamos.


Atuando pelos direitos femininos e pioneira na defesa da emancipação jurídica das mulheres, Myrthes Gomes de Campos é considerada a primeira advogada reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Uma das primeiras lutas de Myrthes foi para o reconhecimento e ingresso das mulheres na Ordem, bem como a luta pelo voto feminino.

Mãe e escravizada, Esperança Garcia é o nome da primeira advogada negra no Piauí. Considerada autora de um dos primeiros documentos do direito brasileiro, ela escreveu uma carta (petição) narrando ao governador do estado os maus tratos sofridos por ela e outras companheiras. Esperança se tornou um símbolo nacional na luta contra o racismo e por igualdade de gênero, raça e classe no Brasil

A suprema corte do país também já teve uma mulher em seu comando. Nos anos 2000, Ellen Gracie Northfleet foi nomeada Ministra do Supremo Tribunal Federal pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Já em 2006 tomou posse no cargo de presidente do STF para o biênio 2006/08.

Em 2021, algo inédito e que vai marcar a história da OAB em diferentes cantos do país. No Paraná, Marilena Winter venceu as eleições para a presidência da Ordem dos Advogados e será a primeira mulher a comandar a OAB no estado, assim como São Paulo, que elegeu Patrícia Vanzolini como o primeiro nome feminino a comandar a seccional. Assim como ela, Daniela Borges comandará a Ordem na Bahia, Gisela Cardoso no Mato Grosso e Cláudia da Silva Prudêncio em Santa Catarina, bem como outros nomes que nos representam em diferentes cargos na OAB.

A essas mulheres e a tantos outros nomes que fazem a nossa advocacia mais justa, um Feliz Dia da Advogada.

Estendemos a homenagem às nossas advogadas e colegas que em breve irão se juntar ao nosso time: Ana Maria Bender, Bruna Leite, Débora Lemos, Emma Roberta Palú Bueno,Fabrycia Kessler, Fernanda Valone Esteves, Gabriella Franson, Isadora Chicareli Balestri, Jaqueline Zaneti, Lorena Canhada, Maria Fernanda Maluta, Renata Chabowski, Sabrina Richa e Viviane Maciel.